Comércio Exterior

Adquira matéria prima mais barata através do COMEX

Importar matéria prima reduz os custos e aumenta o lucro das empresas

Redação Gainholder 02 Dez 2019 • 2 minutos
Adquira matéria prima mais barata através do COMEX

Todo empresário que deseja tornar seu negócio bem estruturado e durável precisa conhecer a fundo a sua própria empresa e ter cuidados fundamentais como fazer a gestão de custos, entre outros processos de administração.

Existem formas criativas de reduzir os custos de uma empresa e ainda conseguir aumentar suas margens de lucro. Uma das soluções está no comércio exterior.

Começando pela compra de matéria-prima: ela é a base para a venda. Adquirir recursos por valores incorretos ou não fazer um bom negócio na aquisição pode acarretar prejuízos para a empresa.

"Matéria-prima com menor valor e com qualidade superior"

Alguns segmentos já notaram que os insumos nacionais possuem baixa competitividade quando comparados aos concorrentes de fora do país. Ao entender essa diferença, optam por importar matéria-prima de mercados estrangeiros por um menor valor e com qualidade superior.

Graças ao baixo custo da mão de obra e escala de produção elevada, os produtos importados podem ter um custo até 70% menor em comparação com os mesmos ofertados no mercado nacional.

Vale lembrar também que importar produtos do exterior não se limita apenas a bens manufaturados, mas sim de matérias primas para indústrias e maquinário de ponta inexistente no Brasil. Em 2015, por exemplo, o governo reduziu para 2% a alíquota de importação de produtos industriais para abastecer o mercado brasileiro. Durante um período determinado, as empresas aproveitaram para garantir seu estoque de materiais.

Além disso, em 2019, o governo já reduziu para zero o imposto de importação para 498 bens de capital e 34 bens de informática e telecomunicações.

E as vantagens não se limitam apenas a qualidade e preço: quando o empresário opta pela importação, sua lista de fornecedores expande, tendo maior acesso a diversidade de produtores e insumos, o que possibilita novas atividades econômicas e novas formações confiáveis de parcerias.

Planejar quanta matéria prima uma empresa irá demandar durante um determinado período é uma ação que pode ajudar na sua economia. Caso os produtos inflacionem, será possível vender os produto de acordo com o valor de mercado, e consequentemente, obter um grande lucro.

É preciso encontrar equilíbrio nos gastos com insumos: eles não podem ser excessivamente altos, nem demasiadamente baratos (podendo até ser de qualidade muito inferior). Ter em mente que a empresa deve buscar os produtos mais econômicos, sem perder em eficiência é essencial neste processo.

Comece hoje mesmo a usufruir desses benefícios. Habilite a sua empresa e explore as possibilidades que o COMEX oferece.

Comentários
.