Oportunidades

Como importar cabelo humano

Aprenda nesse guia como importar cabelo humano e quais os principais aspectos nessa operação

Redação Gainholder 21 Mar 2021 • 6 minutos
Como importar cabelo humano

No mercado da beleza as tendências são muito rápidas, elas vêm e vão, mas uma premissa das mulheres brasileiras segue igual: a preferência por cabelos longos. Fatores históricos e culturais explicam a questão, mas fato é que por conta disso o mercado do mega hair e de outros apliques só cresce no país. Além dos apliques ainda existe a procura pelas perucas confeccionadas com cabelo humano, principalmente por pessoas em tratamentos médicos que causam a queda dos cabelos.

Muitas vezes o mercado interno brasileiro não consegue suprir a alta demanda e por conta disso a importação de cabelo humano é uma grande oportunidade nesse segmento. Quer entender mais sobre como importar este produto? Então confere o guia que preparamos sobre o assunto:

Como escolher um fornecedor de cabelo humano

O maior fornecedor de cabelo humano no mundo é a Índia, por questões religiosas as mulheres do país esperam os fios crescerem para rasparem a cabeça em rituais hinduístas como expressão de agradecimento. Este cabelo cortado é exportado para o mundo inteiro.

Na escolha das madeixas é importante localizar um fornecedor que tenha cabelos sedosos, naturais e que não tenham nenhum tipo de química (tinturas e tratamentos), também é importante definir o exato público alvo para assim escolher o tipo de cabelo (crespo, cacheado, liso), a coloração (loiro, ruivo, moreno, etc.) e o tamanho em cm.

Apesar de a Índia ser o maior exportador mundial do produto cada país tem a sua configuração de tipos e colorações e por conta disso dependendo da demanda outro país pode ser mais indicado.

Além destas especificações é preciso também escolher a qualidade do produto:
1ª Linha - 12A
2ª Linha - 11A
3ª Linha - 10A
4ª Linha - 9A
Conforme a qualidade sobe o preço a ser pago também aumenta.

Quanto preciso importar?

Este produto a priori não exige um pedido mínimo muito grande, todavia, é importante observar que para importar cabelo humano é preciso obter uma certificação da ANVISA, por conta disso importar uma pequena quantidade pode inviabilizar a operação.

Importar perucas
Exemplos de cabelos humanos naturais que podem ser importados para apliques

Dicas para importar cabelo humano

1. Defina o público alvo
A preferência pelo tipo de cabelo muda de acordo com a região do país, no nordeste a preferência é por cabelos pretos e cacheados ou crespos, já no sul do país a preferência é por cabelos lisos e de tonalidades claras. Por conta dessas variações é importante definir qual tipo de cabelo importar antes de efetuar a pesquisa dos fornecedores.

2. Importe amostras
Este é um produto que precisa ser inspecionado fisicamente, por conta disso é recomendado que antes de fechar com um fornecedor seja feita a importação de amostras do produto para que o próprio empresário afira a qualidade do produto em mãos.

Etapas da importação

PESQUISA INTERNACIONAL DE FORNECEDORES

O primeiro passo para importar cabelo humano é localizar o fornecedor internacional. Para que não se tenha perda de foco seguem algumas dicas:

a) INICIANTES: A pesquisa deve ser concentrada na Índia se o tipo de cabelo indiano for o demandado. O seu interesse para o momento é poder ter uma linha de cabelos completa para que o cliente encontre o que procura na sua empresa e ainda tenha preço competitivo.

b) EXPERIENTES: Sua demanda é encontrar fornecedores de cabelos diferenciados renovando ou ampliando sua linha. Nestes casos é fundamental construir com seu fornecedor a sua expectativa de receber novidades ou produtos que estão tendo destaque internacional.

A pesquisa sempre deve ser conduzida por uma empresa especializada principalmente para perfis iniciantes. A pesquisa da Gainholder é desenvolvida em 2 etapas. A primeira são questões técnicas, ou seja, tudo que cerne a especificidade ou prerrogativas estabelecidas pelo cliente. A segunda é a Comercial que cerca todos os aspectos relevantes da negociação, garantia, prazos de entrega e pagamentos, dentro outros fatores.

INSPEÇÃO DE EMBARQUE

Como no Brasil requer cuidados para adquirir produtos de uma empresa desconhecida no mercado internacional não difere. A Inspeção resguarda que seu investimento está sendo aplicado ao fornecedor correto. A nível da inspeção varia em acordo com o produto e grau exigência apresentado pelo cliente.

a) Quantitativo – Conferência parcial (Amostragem) ou Total sobre o produto a ser embarcado. (número de itens por caixa, número de caixas, etc).

b) Qualitativo – Conferência do acabamento, medições, laboratorial, etc.

A Gainholder realiza a Inspeção.

PLANEJAMENTO DA IMPORTAÇÃO

Esta é a principal atividade a ser desenvolvida. Através dela é possível identificar todos os custos envolvidos na operação da mercadoria, frete internacionais, despesas aeroportuárias, custas e impostos. Todavia, não só pode o cliente avaliar a importação por uma planilha. É fundamental se atentar que a mercadoria está outro país e existem fatores alheios que não estão registrados em números, o conceito da Operacionalização. A operação merece toda a atenção pois através dela é que se consegue executar ou não os custos planejados. Confira algumas pontos analisados:

a) A embalagem padrão suporta a logística internacional mantendo a integridade do produto até o destino final?

b) O produto possui exigência de ação regulatória por parte de algum órgão anuente?

c) A carga precisa ter uma Licença de Importação deferida antes ou depois do embarque?

d) A liberação alfandegária requer documentos complementares para ser conclusa.

Essas são algumas das análises operacionais, e são vitais para evitar que a mercadoria chegue no Brasil porém esteja impedida de ser liberada até o cumprimento ou adequação das exigências da Receita Federal e/ou órgão anuente.

A OPERAÇÃO

A operação é para algumas empresas importadoras o calcanhar de Aquiles. Pela razão de economia empresas buscam realizar a atividade de operacionalizar a importação. Como qualquer atividade especializada quando realizada fora padrões exigidos a empresa terá que administrar prejuízos. A Gainholder oferece a uma solução normatizada pela Receita Federal que chamada importação na modalidade de Conta e Ordem. Essa operação nada mais é que um serviço prestado no gerenciamento e operacionalização da importação. A Gainholder passa ser a responsável por todo o processo aliviando todo e qualquer incomodo ao cliente.

Vale lembrar que a importação em si toma tempo e exige a atenção de vários departamento da empresa, e nem sempre estes profissionais estão disponíveis ou existem dentro da empresa.

EMPREENDORISMO

O ato de empreender é uma arte individual com uma sensibilidade apurada para oportunidades. Caso este artigo tenha despertado um centelha na sua visão de negócio alimente seu objetivo com uma empresa que possui experiência para fazer sua empresa se tornar uma máquina de venda através do Comercio Exterior.



Dúvidas frequentes

👩‍🦱 A certificação junto a ANVISA é obrigatória para importar cabelo?

Sim, a certificação é compulsória.

💇 Posso importar qualquer tipo de cabelo?

Sim! A variedade de opções é muito grande, cada país tem tons, tipos de fio e qualidade diferentes.

💵 Qual o imposto de importação sobre cabelo humano?

Depende, para definição da carga tributária incidentes é preciso antes classificar o NCM do cabelo, este código irá fornecer percentual incidente.


Comentários
.