Pallets
.
Entenda tudo sobre pallets: Tipos, usos, dimensões, história e mais.

O que é um pallet?

Pallet é um estrado comumente feito de madeira podendo ser também feito de plástico, metal e papel. Cada material tem vantagens e desvantagens.
Foi criado com o intuito de aperfeiçoar o armazenamento, transporte e disposição de mercadorias, sua estrutura permite fácil logística de transporte por meio de empilhadeiras e também fácil verticalização visto que um pallet pode se sobrepor a outro. Mercadorias são frequentemente colocadas em pallets para transporte em contêineres e carretas visto a facilidade de carga e descarga.
São achados com facilidades em Galpões de transportadoras, armazéns (warehouses), supermercados, alfândegas, etc.

Quais as dimensões padrões de um pallet?

A organização internacional para padronizações (ISO) sancionou seis tipos padrões de pallets, cada padrão segmentado a uma região do globo onde é mais comumente encontrado, além destes seis modelos inclui-se ainda o pallet tipo PBR, padrão no Brasil e América do sul.

  • Pallet GMA (Grocery Manufacturers Association), comum na América do norte;
  • Pallet PBR, padrão no Brasil e comum em países sul-americanos;
  • Pallet EURO, padrão na comunidade europeia;
  • Pallet Australiano, padrão na Austrália.

Principais tipos de pallet


Pallet PBR

O Pallet PBR é o padrão utilizado no Brasil e também é comumente encontrado em seus vizinhos sul-americanos. Desenvolvido pelo Instituto de pesquisas tecnologias da USP e introduzido no mercado pelo CPP (Comitê Permanente de Paletização ) em 1990 hoje é o tipo de pallet mais encontrado no Brasil, somente em 2005 aproximadamente 40% do total de pallets comercializados no país já eram produzidos no padrão PBR.
Dimensões: 1000 x 1200 mm.
Capacidade: 1200 Kgs.
Local de utilização: Brasil.
Material: Madeiras provenientes de reflorestamento (Pinus e Eucalipto).

Pallet GMA

O Pallet GMA, abreviação para Grocery Manufactures Association, é o padrão mais utilizado na América do norte. Desenvolvido pela associação de mesmo nome tinham como objetivo principal facilitar o transporte de bens alimentícios estivessem acessíveis em todo os EUA. Hoje mais de 30% dos pallets produzidos no país seguem o padrão e o mesmo devido sua importância é reconhecido pela ISO como um dos seis padrões mundiais.
Dimensões: 1016 x 1219 mm.
Capacidade aproximada: 796 Kg – 2073 Kg.
Local de utilização: América do norte.
Material: Madeira.

Pallet Europeu

O EURO Pallet, é o padrão mais utilizado nos países europeus, definido pela European Pallet Association (EPAL). Existem outras variações do pallet Europeu e não necessariamente um pallet com suas dimensões segue o padrão EURO, podendo apenas ter as medidas iguais.
Dimensões: 1200 x 800 mm.
Capacidade aproximada: 1500 kg – 4000 kg.
Local de utilização: Europa.
Material: Madeira.

Pallet Chinês

O Pallet GMA, abreviação para Grocery Manufactures Association, é o padrão mais utilizado na América do norte. Desenvolvido pela associação de mesmo nome tinham como objetivo principal facilitar o transporte de bens alimentícios estivessem acessíveis em todo os EUA. Hoje mais de 30% dos pallets produzidos no país seguem o padrão e o mesmo devido sua importância é reconhecido pela ISO como um dos seis padrões mundiais.
Dimensões: 1016 x 1219 mm.
Capacidade aproximada: 796 Kg – 2073 Kg.
Local de utilização: América do norte.
Material: Madeira.

Pallet Australiano

A Austrália tem seu próprio padrão de pallet, suas dimensões foram desenvolvidas para encaixar perfeitamente no tamanho de um RACE (container) utilizado nas ferrovias Australianas. Esse padrão foi definido pela Australian Standard (AS) e são amplamente utilizados no país. Hoje aproximadamente dois terços dos pallets utilizados na Austrália têm as dimensões 1165 x 1165.
Dimensões: 1165 x 1165 mm.
Capacidade aproximada: 2000 kg – 10000 kg (Carga estática).
Local de utilização: Austrália.
Material: Madeira.

Qual o padrão de pallet segundo a ISO?

A ISO sansciona seis tipos de pallets padrões, todavia como observado ainda existem outras dimensões mais comumente utilizadas de acordo com cada região do globo, os padrões definidos pela ISO são:

Dimensões (W x L) Região onde mais se usa
1016 × 1219 América do norte
1000 × 1200 Europa e Ásia
1165 × 1165 Austrália
1067 × 1067 América do Norte, Europa e Ásia
1100 × 1100 Ásia
800 × 1200 Europa

História dos pallets

Antes da larga utilização do pallet, as empresas costumavam embalar caixas de madeira, barris e caixas de papelão. Depois que a empilhadeira foi inventada no início dos anos 20, os pallets foram colocados no centro das atenções do mundo das entregas. Os pallets foram projetadas tendo em mente o funcionamento da empilhadeira e, em 1925, receberam um impulso quando uma prancha inferior foi adicionada ao seu design, permitindo o empilhamento.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o uso de pallets se espalhou significativamente. A distribuição entre os países aliados levou ao uso de um pallet padrão de dimensões 48 x 48. Essa larga utilização fez com que as empresas percebessem o impacto e utilidade dos pallets, o que acabou aumentando sua utilização e produção.

Em 1954, outro avanço no mundo da distribuição tornou os pallets uma opção ainda mais óbvia para o transporte. A Evolução da tecnologia permitiu levantar e descer encomendas de forma muito mais fácil, levando as empresas a estreitarem os corredores dos seus armazém e a empilhar os produtos verticalmente.

Hoje, os pallets são largamente utilizados e o mundo já não consegue imaginar como a vida poderia ter sido sem eles. Cerca de 450 milhões de pallets são produzidas todos os anos só na América do Norte.

Materiais


Pallet de Madeira

Os paletes mais baratos são feitos de madeira macia e geralmente são considerados descartáveis, para serem jogados fora como lixo junto com outros elementos de embalagem no final da viagem. Esses paletes são paletes de longarina simples e levantáveis por dois lados.
Paletes de madeira um pouco mais complexos podem ser levantados dos quatro lados. Esses paletes mais caros geralmente exigem um depósito e são devolvidos ao remetente ou revendidos conforme o uso. Muitos paletes de "quatro vias" são codificados por cores de acordo com as cargas que podem suportar e outros atributos.

Pallet de Plástico

Paletes de plástico são geralmente feitas de HDPE ou PET reciclado. Eles geralmente são extremamente duráveis, com duração de cem viagens ou mais, e resitententes também a intempéries, podridão, produtos químicos e corrosão. Os benefícios dos paletes de plástico sobre os paletes de madeira incluem a capacidade de higienização fácil, resistência ao odor, retardamento de fogo, vida útil mais longa, durabilidade e melhor proteção do produto, sem lascas e menor peso, economizando custos de transporte e mão-de-obra. tornando-os mais seguros e mais respeitadores do ambiente.

Pallet de Metal

Os paletes de aço são fortes e usados para cargas pesadas, cargas de alto empilhamento, armazenamento a seco a longo prazo e cargas movidas por sistemas logísticos. Paletes de metal representam menos de 1% do mercado. Os materiais incluem aço carbono, aço inoxidável e alumínio. As vantagens gerais dos paletes de metal são: alta resistência e rigidez, excelente durabilidade, isentas de erros, sem lascas, sanitárias e recicláveis. As desvantagens incluem um preço inicial mais alto, peso significativo, baixo atrito e suscetibilidade à ferrugem (aço carbono). As unidades de metal hoje são cada vez mais competitivas em termos de preço e mais leves.

Pallet de Papelão

Os paletes de papel, também chamados de "ecopaletes", são frequentemente usados para cargas leves, todavia estão sendo cada vez mais usados para cargas comparáveis à madeira. Paletes de papel também são usados onde a reciclagem e o descarte fácil são importantes. Os novos designs de ecopaletes foram feitos com apenas duas peças planas de papelão ondulado e pesam apenas 4,5 kg , oferecendo economia grande no frete. Os ecopaletes também são isentos da ISPM 15, negando a fumigação. Eles são mais limpos, mais seguros e oferecem uma alternativa ecológica e econômica em relação a outros materiais de paletes.