Importação

Como importar: conheça o passo a passo para começar

O fluxo de importação envolve 6 etapas principais. Confira quais são.

Redação Gainholder 04 Dez 2019 • 3 minutos
Como importar: conheça o passo a passo para começar

O fluxo de importação envolve 6 etapas principais. Confira quais são.

Diferente do que muitos empresários imaginam, investir na importação é um caminho estratégico que qualquer empresa, independente do seu porte pode seguir.

Para desmistificar que este é um processo complicado, listamos como funciona o fluxo de importação e os seis principais passos para começar hoje mesmo.

Primeiro passo: viabilidade básica da importação

Para quem está começando a importar é fundamental saber se a operação será ou não viável financeiramente. 

Por isso, o primeiro passo é verificar a viabilidade básica da importação. Através do INDEX - nosso simulador gratuito de importação - você analisa os tributos incidentes e outros valores que serão decisivos para a estratégia da atividade.

Segundo passo: habilitação no Siscomex

A segunda etapa é habilitar sua empresa junto à Receita Federal por meio da Habilitação no Siscomex, o sistema de registro de importações e exportações.

Existem três tipos de habilitação: a expressa, a limitada e a ilimitada. A modalidade depende do estágio do seu negócio, sendo o ponto de partida a expressa.

O processo pode ser feito online e toda documentação passa por uma análise e validação.

Terceiro passo: encontrar o fornecedor

Para adquirir a melhor matéria prima é preciso contar com fornecedores que prezam pela qualidade dos seus produtos. 

O terceiro passo do fluxo de importação é encontrar um fornecedor internacional da mercadoria e fazer as negociações junto a ele.

Quarto passo: inspeção do fornecedor

Após a negociação e antes de realizar o pagamento do fornecedor você deve certificar-se sobre sua existência e se ele realmente atende às suas expectativas. 

Essa é uma etapa extremamente importante que previne e evita surpresas desagradáveis durante a importação da sua mercadoria.

Quinto passo: projetar a importação

Habilitação feita e fornecedor inspecionado, é hora de projetar a importação. 

Esta é a etapa onde se efetua os estudos logísticos, tributários, regulatórios e aduaneiros. Através do VAMCO, todos os requisitos e variáveis - cálculos, análises e considerações - são identificados, qualificados e vinculados a cada passo ordenado do processo de importação.

Mais que uma planilha, todos os resultados compilados são fundamentais para as validações de negócios e tomada de decisões.

Sexto passo: início da importação

Essa é a hora de realmente iniciar a operação através da Conta & Ordem, modalidade reconhecida e regulamentada pela Receita Federal.

Em prática, é quando uma empresa interessada em importar utiliza outra para gerenciar e operacionalizar a importação. Aqui na Gainholder realizamos com excelência e segurança cada etapa do processo de importação.

Conte com a nossa experiência e expertise para levar a sua empresa a outro nível.

Comentários
.