Importação

Como saber quando importar no modal marítimo ou no áereo?

Você sabe como escolher entre o modal aéreo ou marítimo em uma importação?

Redação Gainholder 06 Jul 2020 • 2 minutos
Como saber quando importar no modal marítimo ou no áereo?

O mercado convencionou que qualquer operação no modal aéreo é caro. Sim, o valor do frete internacional pode ser alto, mas caro pode ser uma questão de perspectiva.

PESOS E MEDIDAS: Alguns segmentos são pressionados por prazos de entregas, linhas de produção que não podem parar, e que possuem multas pesadas por quebra contratual. O tempo pode ter pesos diferentes de um negócio para o outro – esta é a razão pela qual o modal aéreo ganha destaque.

O transit time, no modal aéreo, é rápido. Uma mercadoria da China para o Brasil demora em média de 3 a 7 dias, nesse modal. Já no marítimo, o mesmo caso pode demorar até 45 dias. A escolha certa é medir o impacto que pode causar a ausência da mercadoria no seu destino.

Outro ponto relevante para a escolha do modal aéreo é relativo às cargas frágeis – pois uma avaria nesse tipo de produto pode causar problemas maiores ao seu cliente. Como o transit time no aéreo é menor comparado ao marítimo, as probabilidades são menores, proporcionalmente, de ocorrer um sinistro no percurso.

O tamanho da carga também influencia na contratação do modal. As cargas pequenas são geralmente direcionadas ao transporte aéreo.

MARÍTIMO: O transporte de cargas marítimas é aplicado a maiores volumes a serem transportados, e é dividido em 2 tipos de cargas: as LCL (Less Container Load) que não possui peso e dimensão para encher um container; e as FCL (Full Container Load), cargas que fecham um container.

Para se ter uma referência das medidas de um container de 20 pés: comprimento interno: 5.895m; largura interna: 2.35m; altura interna: 2.392m; largura da porta: 2.340m; altura da porta: 2.292m; capacidade: 33m3; tara: 2.230Kgs; carga máxima: 28.230kgs.

O público contratante do modal marítimo possui demandas bastante distintas do aéreo. O tempo no transporte internacional não pode ser negligenciado, todavia, o marítimo tem seu prazo dilatado pela velocidade de navegação do navio – bem diferente de uma aeronave.

O maior navio cargueiro do mundo possui quase 400m de comprimento e 63m de largura. Com estas dimensões, a disponibilidade e versatilidade de carregamento de carga é muito maior do que de uma aeronave. Assim, mercadorias pesadas e com dimensões fora do padrão (carga projeto) conseguem ser carregadas com facilidade. No geral, o marítimo utiliza os containers para o transporte, e existem 15 tipos de containers para aplicações distintas. Os navios mais conhecidos são: Carga geral (container), Graneleiro (cargas a granel), Petroleiro (Petróleo de derivados), Gaseiro (Gases e liquefeitos), entre outros.

Comentários
.